Todos iguais – Entre os tantos projetos que tramitam no Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados analisa um que beneficiará os obesos. Trata-se de um projeto de lei de autoria da deputada federal Sueli Vidigal (PDT-ES), que prevê a obrigação de estabelecimentos comerciais voltados à alimentação disponibilizarem assentos destinados a pessoas obesas. Se aprovado o Projeto de Lei 3220/12, as regras valerão para restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers, refeitórios de empresas e de órgãos públicos.
Na eventualidade de o PL ser aprovado, a respectiva regulamentação ficará a cargo do Executivo, a quem caberá indicar o órgão responsável pela fiscalização das novas regras. Os estabelecimentos comerciais voltados à alimentação e as empresas terão prazo de 180 dias para o cumprimento das exigências.
Sueli Vidigal destaca que especialistas, com base em estatísticas, consideram a obesidade como uma epidemia mundial. A alimentação desregrada e rica em calorias, associada à falta de exercícios físicos, interfere na qualidade de vida do cidadão, provocando sofrimento, depressão e comportamentos de esquiva social, além de sérios riscos à saúde. Além disso, o sedentarismo pode levar o obeso a óbito.
De acordo com a parlamentar capixaba, o objetivo do projeto é “minimizar o constrangimento da pessoa obesa que aspira a participar ativamente da sociedade, tanto no trabalho, quanto na sua vida social, cultural e de lazer, onde o conforto no momento da alimentação poderá ser oportunizado”.