PPS tentará derrubar no plenário da Câmara a liberação de bebidas alcoólicas na Copa

Segundo round – O PPS tentará derrubar no plenário da Câmara dos Deputados o dispositivo da Lei Geral da Copa que libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa de 2014. O anúncio foi feito pela deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), após a decisão da Comissão criada para tratar da Lei dedicada à competição máxima do futebol mundial, que autorizou o consumo e a comercialização de bebidas.

A parlamentar catarinense lamentou a decisão e disse que trata-se de uma afronta à soberania nacional. Carmen Zanotto está coberta de razão, mas o governo brasileiro concordou com todas as exigências da FIFA, dentre elas a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa do Mundo e das Confederações, que acontecerá em julho de 2013. O PPS chegou apresentar destaque contrário ao álcool, mas foi rejeitado por 15 votos a 9.

Carmen Zanotto afirmou que a manutenção do dispositivo fere a legislação e a soberania brasileira. Para ela, os parlamentares favoráveis ao consumo de bebidas acataram as vontades da FIFA, que tem como único objetivo o lucro. Integrante da oposição, a deputada salientou que a liberação pode resultar em episódios de violência durante os jogos da Copa.

Carmen Zanotto destacou ainda que o debate precisa continuar na pauta da Casa e acredita que a liberação pode ser derrubada em votação no plenário. “Infelizmente não conseguimos os votos necessários na Comissão para derrubar a liberação. Muitos deputados, que se posicionavam favoráveis (a venda de bebidas), mudaram de opinião e votaram conosco. Acredito que no plenário, após mostrarmos os malefícios do consumo, vamos conseguir o apoio necessário para reverter a decisão da Comissão”, afirmou.

A parlamentar lembrou que a permissão da venda de bebidas é um retrocesso para o Brasil e suas conquistas legais. Para ela, o pedido da FIFA representa uma lei de exceção e fere, diretamente o Estatuto do Torcedor.

Aprovada na Comissão Especial, a Lei Geral da Copa agora segue para votação no plenário da Câmara e depois será apreciada pelo Senado Federal.