Depois do escândalo das próteses, Anvisa decide suspender importação do produto até regulamentação

(Foto: Eric Gaillard - Reuters)
Com atraso – No Brasil tornou-se hábito colocar tranca depois de a porta arrombada. Afinal, o País não tem a cultura da prevenção, pois muitos entendem que por aqui ainda reina o tal “jeitinho brasileiro”. Depois do episódio das próteses mamárias defeituosas, em especial as francesas PIP e as holandesas Rofil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu inspecionar por amostragem todos os lotes dos produtos. Pelo menos essa foi a declaração do presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Mas a tese foi descartada posteriormente.

Quando as próteses francesas começaram a registrar problemas na Europa, com recomendação médica para serem substituídas, sob pena de consequências diversas à saúde, o ucho.info informou aos leitores, com a costumeira antecedência, que no Brasil a responsabilidade de indenização era da Anvisa.

Agora, diante da possibilidade de surgimento de novos problemas, a importação de próteses ficará suspensa a partir de quinta-feira (22), até que a implantação de novas regras por parte da Anvisa para a liberação de novos lotes que chegam ao País. A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina que poderão ser vendidas somente próteses que receberem certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Até então, a comercialização de próteses no Brasil dependia apenas de registro na Anvisa e de um certificado de qualidade emitido pelo fabricante.