Volúpia arrecadatória do Estado transforma as comemorações da Páscoa em pecado de sabor amargo

Mãos ao alto – Os brasileiros que estiverem se preparando para reunir a família em volta da mesa da Páscoa, no próximo dia 8 de abril, deve se acostumar com a ideia de ter a companhia de um intruso indesejado. Trata-se da sempre galopante carga tributária, que em 2011 foi responsável por 33,99% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, no ano passado os impostos representaram um terço de toda a riqueza produzida no País.

Repetindo o que acontece em todos os segmentos da economia, os produtos relacionados à Páscoa trazem embutida carga tributária elevada. No caso do ovo de Páscoa, por exemplo, a carga de tributos é de 38%.

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) aponta que o vinho tem o maior percentual entre os produtos pesquisados: quase 55%. A carga de impostos sobre o bacalhau, presente em muitas mesas brasileiras nesta época do ano, se aproxima de 44%. Quem aproveita o período para faturar com a fabricação e venda de chocolates também sofre com os impostos que incidem sobre os produtos para embalagem. O papel celofane, por exemplo, sofre tributação de 35,20%.

Embora não tenha havido grandes mudanças em relação ao ano passado, o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, destaca que “sem dúvida, com uma carga tributária menor, muitos brasileiros, que hoje não podem ter acesso aos produtos da Páscoa, poderiam desfrutar dessa data com uma mesa mais farta”.

País onde a carga de impostos é uma das mais elevadas do planeta, o Brasil continua à espera da devida contrapartida daquilo que é pago diuturnamente pela sociedade, que se acostumou com o silêncio diante da gatunagem sem fim patrocinada pelo Estado como um todo.

Confira abaixo o percentual de impostos que incide sobre produtos relacionados à Páscoa, de acordo com o IBPT

Vinho – 54,73%
Bacalhau – 43,78%
Colomba pascal de chocolate – 38,68%
Ovo de Páscoa – 38%
Bombom – 38%
Cartão – 37,48%
Colomba pascal tradicional – 36,02%
Papel celofane – 35,2%
Peixes em geral – 34,48%
Fita para cesta – 34%
Laço de fita – 34%
Coelho de pelúcia – 29,92%