Com vários candidatos a vice, chapa de José Serra à prefeitura de SP continua a reboque da indefinição

Enxadrismo eleitoral – A escolha do candidato a vice na chapa de José Serra (PSDB) foi anunciada como definida, mas ao que parece o impasse continua. Na manhã de segunda-feira (2) surgiu a informação de que Serra e o prefeito Gilberto Kassab (PSD) teriam batido o martelo em torno do nome do atual secretário municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider, contudo certeza se desfez horas depois.

Tão logo oficializou sua intenção de disputar a prefeitura paulistana, Serra deu mostras de que uma chapa tucana seria o caminho mais lógico a seguir. O apoio de Gilberto Kassab, que vinha flertando com o PT de Fernando Haddad, foi algo natural, pois Serra apoiou o presidente nacional do PSD na eleição municipal de 2008, quando Alckmin estava no páreo.

À tarde, ao anunciar a troca no comando da Secretaria da Cultura, o governador Geraldo Alckmin disse que com essa decisão o secretário Angelo Andrea Matarazzo ficará livre para disputar a eleição de outubro próximo como candidato a vice-prefeito ou vereador. Por mais importante que seja a cidade de São Paulo, Matarazzo dificilmente deixaria uma secretaria de Estado para concorrer à Câmara Municipal. Até porque Andrea Matarazzo abriu mão de participar das prévias do PSDB em favor de José Serra.

No caso de aceitar a indicação do prefeito de São Paulo, os tucanos colocariam em risco o apoio do Democratas. Kassab arrastou vários “demos” para o novato PSD e desfalcou sua outrora legenda em várias instâncias da política nacional.

Por outro lado, concorrendo como vice de José Serra, o tucano Andrea Matarazzo ficará mais próximo do seu objetivo, que é comandar a capital dos paulistas, algo que será possível na eleição de 2016. Resumindo, o que parecia certo continua mais incerto do que nunca.