Indústria do trigo alerta para ações do governo que resultarão em aumento do preço de pães e massas

Pão salgado – Se depender do Palácio do Planalto, o nosso sacro pãozinho de cada dia deve subir de preço em breve. Representantes da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) reuniram-se nesta quarta-feira (4), em Brasília, com deputados federais que integram a bancada do trigo e lançaram um alerta à sociedade. O aumento da carga tributária previsto nas Medidas Provisórias 552 (elimina o crédito presumido de 50% dos 9,25% de PIS/Cofins cobrados sobre as operações que envolvem exportação de derivados de soja, e nas vendas de insumos para produtores de carnes de frango e suína) e 556 (permite desconto de PIS e Cofins só à indústria que exporta produtos originários do agronegócio e que já tiveram benefício fiscal) elevará os custos de produção do setor, provocando o inevitável aumento do preço dos produtos derivados do trigo, como pães e massas.

O encontro contou com a presença do relator da MP 556, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), e dos deputados Sandro Mabel (PMDB-GO), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Valdir Colatto (PMDB-SC) e Eduardo Sciarra (PSD-PR) que reforçaram o alerta da Abitrigo.

Os parlamentares manifestaram a intenção de reverter o prejuízo imposto pelo governo ao setor e levar o pleito ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Os participantes do encontro também externaram decepção diante da ausência de propostas de estímulo ao agronegócio, setor não contemplado no conjunto de medidas anunciado na terça-feira (3) pelo ministro Guido Mantega, no Palácio do Planalto.