Lula vai a Brasília para definir atuação do PT na CPI do Cachoeira, que deve dar em nada

Tudo acertado – Os brasileiros não devem depositar excesso de esperança CPI do Cachoeira, criada para investigar a teia de relacionamentos do contraventor Carlos Augusto Ramos, pois cresce nos bastidores uma operação coordenada pelo Palácio do Planalto para minimizar ou até mesmo evitar eventuais estragos. Depois de o PMDB escolher o senador paraibano Vital do Rêgo para presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, agora é a vez do PT escolher o relator, depois de dias de discussão acerca do tema. E o escolhido será anunciado depois que o líder do partido na Câmara, deputado Jilmar Tatto, de São Paulo, conversar com a bancada e com ministros. O ex-líder do partido na Casa, Paulo Teixeira (SP), deve ser o escolhido.

Tatto disse o relator deve estar alinhado com o PT, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Em outras palavras, a ordem é transformar as investigações em uma enorme e mal cheirosa pizza. Essa estratégia chicaneira encontra explicação no envolvimento de petistas e peemedebistas com o esquema criminosa de Carlinhos Cachoeira e com a empresa Delta Construções, que segundo a Polícia Federal pertence ao contraventor goiano.

Presidente do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO) disse que a CPI será “a mais sangrenta batalha do Congresso Nacional”, mas que não pode ser transformada em palco de disputas políticas. Traduzindo para o bom e velho idioma dessa barafunda chamada Brasil, Raupp consegue ser antagônico na mesma frase. Essa afirmação decorre do desejo manifesto de integrantes da CPI de convocar para depor o governador Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, acusado de envolvimento com Cachoeira. Porém, o PSDB já deu mostras de não querer protegê-lo, pelo menos diante das câmeras e microfones.

Se Perillo for de fato convocado, a oposição deve apresentar requerimento para que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho (PMDB), explique sua relação de amizade com o empresário Fernando Cavendish, que oficialmente aparece como proprietário da Delta. Outro governador que não deve escapar da CPI é Agnelo Queiro (PT), do Distrito Federal. Prova disso é que na segunda-feira (23) o PSDB do Distrito Federal protocolou pedido de impeachment de Agnelo Queiroz.

Para completar a armação petista, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva desembarcará em Brasília nas próximas horas para enquadrar os companheiros na CPI do Cachoeira. Dependendo da extensão das investigações, até mesmo o messiânico Lula poderá ser envolvido no escândalo, pois há a suspeita de que o bicheiro tenha contribuído com a campanha do ex-petista. Fora isso, a Delta Construções cresceu de maneira assustadora nos últimos dez anos, tornando-se a construtora que atualmente detém a maioria das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o agora enrolado PAC.