Justiça condena à prisão três acusados de envolvimento no sequestro e morte de Celso Daniel

Sol quadrado – Iniciado com duas horas de atraso, o julgamento dos acusados do sequestro e assassinato de Celso Daniel, então prefeito de Santo André, terminou na noite desta quinta-feira (10). Presidido pelo juiz Antonio Augusto Galvão de França Hristov, o tribunal do júri decidiu condenar Ivan Rodrigues da Silva, conhecido como “Monstro”, José Edson da Silva e Rodolfo dos Santos Oliveira, o “Bozinho”, pelo crime ocorrido em janeiro de 2002.

De acordo com a sentença, “Monstro” terá de cumprir pena de 24 anos de prisão, enquanto José Edson e Rodolfo dos Santos foram condenados a 20 e 18 anos de reclusão em regime fechado, respectivamente.

Os agora condenados afirmaram, durante depoimento, que são inocentes e que confessaram o crime mediante tortura, o que não se configurou de acordo com as provas constantes dos autos do processo.

O Ministério Público paulista, por sua vez, sustentou a tese de que o crime foi encomendado e teve motivação política, pois Celso Daniel acabou descobriu o desvio do dinheiro de propina arrecadada em Santo André, cujo objetivo era financiar campanhas do PT, principalmente a de Lula da Silva. Parte do dinheiro da corrupção acabou multiplicando o patrimônio de alguns “companheiros”.

No total sete são os acusados pela morte do ex-prefeito de Santo André. Além dos três que foram condenados nesta quinta-feira, Marcos Roberto Bispo dos Santos, foragido e julgado à revelia, em 2010, foi apenado com 18 anos de reclusão por participação no crime.

Acusado de ser o mandante do crime, o empresário Sérgio Gomes da Silva, conhecido como “Sombra”, que à época dos fatos era segurança de Celso Daniel, responde ao processo em liberdade por força de um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal.

Itamar Messias dos Santos Filho e Elcyd Oliveira Brito, o John, serão julgados no segundo semestre, pois o advogado reclamou do pouco tempo para a defesa e deixou o julgamento. Como a legislação não permite que um acusado seja julgado sem a presença de um defensor, ambos serão alvo de novo tribunal do júri.

Reforçando o que foi noticiado pelo ucho.info em matéria anterior, os três condenados nesta quinta declararam que no momento da prisão foram ameaçados pelo advogado e ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalgh, que nas gravações telefônicas feitas pela polícia aparece tratando com frieza torpe a morte de Celso Daniel.

Confira abaixo os principais trechos das gravações telefônicas do caso Celso Daniel, divulgadas à época com exclusividade pelo ucho.info. Em uma delas, o atual ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Ivone Santana tratam a morte de Celso Daniel com frieza.

santo_andre_1.1

santo_andre_2.1

santo_andre_2.2

santo_andre_3

santo_andre_4

santo_andre_5

santo_andre_6

santo_andre_7

santo_andre_8

santo_andre_9

santo_andre_10

santo_andre_11

santo_andre_12

santo_andre_13

santo_andre_14