Dólar sobe por causa da crise da Grécia e só Mantega acredita em benefícios à economia brasileira

Pé no acelerador – As preocupações com a crítica situação da economia grega, decorrente do impasse político que reina no país, deixaram o continente europeu e singraram os mares em todas as direções, interferindo no mercado de câmbio e de ações. No Brasil, a cotação da moeda norte-americana ultrapassou a barreira dos R$ 2 nesta segunda-feira (14). Por volta das 14h30, Por volta das 14h30, o dólar era vendido a R$ 2,0005, alta de 2,28%, patamar alcançado pela última vez em 13 de julho de 2009.

Para o ministro Guido Mantega, da Fazenda, a alta do dólar beneficia a economia brasileira. “O dólar alto beneficia a economia brasileira, pois dá mais competitividade aos produtos brasileiros. Significa que a indústria brasileira pode competir melhor com os produtos importados, que ficam mais caros, e pode exportar mais barato para o exterior. Portanto, não preocupa”, disse o ministro.

Mantega está sendo muito otimista ao analisar a valorização da moeda norte-americana. Sem dúvida a alta do dólar deixa os produtos brasileiros mais competitivos no mercado externo, mas não se pode afirmar que internamente acontece o mesmo. A economia brasileira há anos enfrenta um processo de desindustrialização, assunto que o Palácio do Planalto preferiu não dar importância quando necessário.

Com a indústria nacional produzindo menos do que deveria, por um conjunto de motivos, o mercado passou a contar com os produtos importados, que por conta da alta do dólar chegarão ao País em menor volume. Isso pode gerar desabastecimento do mercado, provocando uma disparidade entre a demanda e a oferta. Situação favorável à alta da inflação. Por outro lado, as dificuldades patrocinadas pelo Estado, como um todo, levou diversos empresários a produzirem foram do País. Um dos setores que será afetado logo de início é o de vestuário, que tem se valido de fabricantes de países asiáticos e sul-americanos, onde a mão de obra é mais barata e a incidência de impostos é menor.

A desvalorização do dólar em relação ao real até outro dia era ferramenta importante para o governo controlar a inflação, mas agora Guido Mantega muda o discurso e afirma que esse movimento de alta da moeda estadunidense é favorável à economia verde-loura. É por declarações como essa que o ministro é criticado por nove entre dez especialistas do mercado financeiro.