Bola em campo – A FIFA divulgou nesta quarta-feira o calendário da Copa das Confederações, que acontece a partir de 15 de junho do próximo ano, confirmando Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Recife como as seis sedes do torneio.
A entidade máxima do futebol mundial também divulgou a tabela da competição, que será dividida em duas chaves de quatro equipes. Apesar de o sorteio dos grupos do torneio estar marcado apenas para 1º de dezembro, em São Paulo, já se sabe que o Brasil será o cabeça de chave do grupo A.
Com isso, está definido que a seleção abrirá a competição no dia 15 de junho, no Estádio Nacional de Brasília. No dia 19, a equipe jogará no Castelão, em Fortaleza. No dia 22, é a vez da seleção atuar na Arena Fonte Nova, em Salvador. Todos estes jogos estão marcados para as 16h (horário de Brasília).
As semifinais serão realizadas nos dias 26 e 27, no Mineirão e no Castelão, respectivamente. A disputa pelo terceiro lugar acontecerá na Arena Fonte Nova, e a final no Maracanã. Os dois jogos serão disputados no dia 30 de junho.
Além do Brasil, país-sede, já estão garantidos na competição a Espanha, atual campeã do mundo, o Uruguai, campeão da Copa América, o México, que venceu a Copa Ouro, e o Japão, que conquistou a Copa da Ásia. Neste ano serão conhecidos os campeões da Europa e da Oceania, e, em 2013, o da África.
O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke ressaltou a importância do torneio para a realização da Copa do Mundo do Brasil. “Este evento é mais que um mero aperitivo para o de 2014”, afirmou o dirigente em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira. (Da Agência EFE)