Depois da desistência de Luiza Erundina, petista Fernando Haddad se atira no colo do PCdoB

(Foto: Agência Brasil)
Pela culatra – Depois de Luiza Erundina (PSB) desistir de ser vice na chapa de Fernando Haddad, candidato petista à prefeitura de São Paulo, por causa da aliança do PT com Paulo Salim Maluf, a saída foi encontrar alguém que não fizesse sombra ao pupilo do ex-presidente Luiz Inácio da Silva. A decisão de Erundina coloca em xeque a parceria que custou ao Palácio do Planalto um cargo no Ministério das Cidades, além de comprometer a incursão de Haddad na periferia da capital paulista, onde o candidato petista enfrenta dificuldades.

Depois da desistência ruidosa de Luiz Erundina, o PT se atirou no colo do PCdoB, que acabou indicando Nádia Campeão como vice na chapa de Fernando Haddad. Com isso, a eventual candidatura do vereador Netinho de Paula, que até horas atrás tentava manter sua candidatura.

De acordo com o candidato petista, a confirmação do nome que integrará sua chapa deverá acontecer até a próxima quarta-feira (27), pois o partido aguarda a confirmação do apoio do PCdoB, o que se consumou com a indicação de Nádia Campeão.

Essa reviravolta na campanha de Fernando Haddad coloca Lula em situação delicada dentro do PT, pois a indicação do ex-ministro da Educação foi uma imposição do ex-metalúrgico. O que contrariou um sem fim de “companheiros”, a começar pela senadora Marta Suplicy, que esperava concorrer à prefeitura paulistana.

Com essas mudanças repentinas, o projeto de Lula de levar o partido ao Palácio dos Bandeirantes cai por terra, pois a tendência é que Fernando Haddad volte a amargar pífios índices de intenção de voto com a desistência de Luiza Erundina.