Lambança ideológica de Lula e Maluf, em SP, desencadeia onda de temor em candidatos de vários estados

Efeito dominó – A aliança de Luiz Inácio da Silva com o enrolado Paulo Salim Maluf, para turbinar a campanha do petista Fernando Haddad à prefeitura São Paulo, está provocando, na militância do PT, um impacto negativo e constrangimento que pode ser comparado ao da assinatura do pacto Molotov-Ribbentrop (entre Stalin e Hitler), em 1939.

A lambança ideológica cometida pelo excesso de pragmatismo (para não dizer oportunismo sem limites) de Lula, que fez com que Luiz Erundina desistisse de ser candidata a vice na chapa de Haddad, preocupa até mesmo os aliados do Partido dos Trabalhadores fora de São Paulo.

Um dos que não desejam se envolver no imbróglio é o ex-deputado federal Gustavo Fruet, que também acaba de selar aliança menos complicada com o PT paranaense. Candidato à prefeitura de Curitiba, Fruet rebate com o popular “me incluam fora dessa” quando questionado sobre o assunto.

Um dos mais destacados parlamentares da Câmara dos Deputados, o ex-tucano Gustavo Fruet, agora no PDT, teme que o desastre político ocorrido em São Paulo sirva para colocar em xeque sua aliança com o PT. O ex-deputado alcançou os holofotes da mídia atacando o PT durante a CPI do Mensalão, mas por questões eleitorais foi obrigado a aterrissar em São Paulo para pedir a benção de Lula e ter o apoio do PT à sua candidatura.