Governador do RS apela e compara o impeachment de Lugo com a quase derrocada de Lula no mensalão

Vitrola solta – Que Tarso Genro é um parlapatão com todas as letras não é novidade, mas em determinados momentos o governador do Rio Grande do Sul abusa da falta de bom senso e deixa clara a sua incompetência como advogado, algo que se torna ainda mais escandaloso quando considerado o fato de que o petista, a convite de Lula, ocupou o Ministério da Justiça.

Valendo-se do status de governante de um dos mais belos e importantes estados da federação, Tarso Genro distribuiu à imprensa um artigo em que compara o impeachment do paraguaio Fernando Lugo com a tentativa de golpe contra Luiz Inácio da Silva, por ocasião do escândalo do Mensalão do PT, o maior caso de corrupção da história política do País. “o que foi tentado contra Lula na época do chamado mensalão foi conseguido plenamente contra o presidente Lugo”, escreveu Genro.

“Aqui eles não tiveram sucesso porque o ex-presidente soube fazer acordos com partidos fora do eixo da esquerda”, emendou o governador da terra de chimangos e maragatos. Para completar o espetáculo de incoerência do raciocínio, Tarso Genro mencionou no artigo citou a tentativa de golpe, em 2002, contra o presidente da Venezuela, o tiranete Hugo Chávez, não sem antes criticar a “grande imprensa”.

O pensamento utópico e distorcido de Tarso Genro é inconteste, pois Lula só não foi ejetado do poder porque a oposição foi incompetente – e continua sendo – e embarcou no discurso da governabilidade, acreditando que em 2006 o ex-metalúrgico seria facilmente derrotado nas urnas, o que não ocorreu.

O discurso visguento e oportunista de Genro serve como pano de fundo para as próximas eleições municipais, quando os “companheiros” pretendem passar à opinião pública a falsa sensação de que há em marcha uma tentativa de golpe contra o PT, a legenda que patrocinou o maior número de casos de corrupção ao logo dos anos.

Na verdade, quando Lula ascendeu ao Palácio do Planalto foi deflagrado um projeto de poder totalitarista, que se não for interrompido às pressas chegará ao seu final em pouco tempo.

Em qualquer país minimamente sério, Lula teria sido defenestrado do poder pelo fato de pagar em conta bancária no exterior parte dos honorários do marqueteiro Duda Mendonça, referente aos serviços prestados à campanha presidencial petista de 2002. Tarso Genro, por conta da sua inocência ignara, já teria sido convidado para comandar um programa humorístico na televisão, pois seus discursos são abusivos e galhofeiros, cardápio ideal para emissoras que buscam repentinos índices de audiência.