Anatel suspende venda de linhas de celular das operadoras Claro, Oi e Tim

Sinal de ocupado – Depois de muito ensaiar, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em decisão tardia, suspendeu a venda de novas linhas de telefonia celular das operadoras Tim, Oi e Claro estados de todo o Brasil.

A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (18) pelo presidente da Anatel, João Rezende, que informou que as empresas serão penalizadas com multa caso descumpram a determinação.

A agência tomou a decisão a partir das queixas dos clientes das operadoras sobre a falta de qualidade no serviço contratado. Juntas, Claro, Oi e Tim representam 70% do mercado nacional de telefonia celular.

A Tim é a mais afetada com a decisão e está proibida de vender novos chips em 19 estados, enquanto que Oi e Claro em apenas cinco e três, respectivamente. As três companhias ainda não se pronunciaram sobre a decisão da Anatel.

Problema conhecido

Não é de hoje que os serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular beiram o inadmissível. Verdadeiras máquinas de arrecadar dinheiro, as operadoras se especializaram em fisgar clientes e prendê-los por meio de contratos de fidelização, muitos dos quais têm valores abusivos e impedem a desistência por parte do usuário.

Há muito que o ucho.info alerta para o caos que reina na telefonia celular brasileira, sem que o governo e a Anatel tivessem tomado qualquer providência para impedir o aumento do problema. Fazer uma ligação de um celular em São Paulo é quase uma loteria, pois nem sempre a chamada completa, sendo que o valor de uma ligação é cobrado normalmente. Via de regra, na capital dos paulistas, o usuário de telefone celular é obrigado a fazer pelo menos três chamadas para concluir uma conversa.

Com o advento dos smartphones e dos tablets, a enorme procura por esses equipamentos fez com que o tráfego de dados crescesse em velocidade muito maior do que a ampliação da rede, o que tem comprometido sobremaneira os clientes que precisam utilizar do meio de voz para se comunicar.

As empresas só serão liberadas para comercializar novas linhas depois que apresentarem projetos de investimentos em tecnologia e ampliação da rede para os próximos dois anos. A medida visa antecipar a solução para um problema que vem tirando o sono das autoridades, que é a comunicação durante a Copa do Mundo de 2014.

Confira abaixo os estados incluídos na suspensão

Claro

Santa Catarina, Sergipe e São Paulo

Oi

Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul

Tim

Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins