CPI do Cachoeira não deve dispensar depoentes que invocam o direito de permanecer em silêncio

Boca fechada – A Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar a teia de relacionamentos do contraventor goiano Carlos Augusto de Almeida Ramos transformou-se na CPI do Silêncio, pois a maioria dos convocados para depor vale-se do direito constitucional de permanecer calado. O que não significa que as perguntas não devam ser feitas e que os mudos depoentes sejam dispensados. Sem violar o direito constitucional em questão, o depoente, mesmo em silêncio, deve ouvir todas as perguntas dos parlamentares que integram a CPI, sob pena de o colegiado se desmoralizar ainda mais.

Na sessão desta terça-feira (7) da CPI do Cachoeira, a mulher do contraventor, Andressa Mendonça, e Joaquim Gomes Thomé Neto, que fez escutas ilegais a mando do contraventor, permaneceram em silêncio e logo foram dispensados.

O caso de Andressa Mendonça é ainda pior, pois mesmo com o marido preso a musa da CPI compareceu ao depoimento (sic) acompanhada de um dos mais caros e reconhecidos advogados de Brasília, José Gerardo Grossi, uma semana depois de ter pago fiança no valor de R$ 100 mil. Ou seja, dinheiro continua não sendo problema para as pessoas mais próximas de Cachoeira.

O fato de a CPI concordar com o silêncio do convocado e liberá-lo em seguida ganha força dias após o advogado Márcio Thomaz Bastos ter deixado a defesa de Carlinhos Cachoeira. Supostamente contratado por R$ 15 milhões e sem ter conseguido um alvará de soltura para o contraventor, Thomaz Bastos funcionou como um censor de Cachoeira, evitando que o cliente revelasse em seus depoimentos algo que pudesse comprometer o PT e os atuais ocupantes do Palácio do Planalto.

Com a saída do ex-ministro da Justiça do caso, Carlinhos Cachoeira volta à condição de arquivo vivo, mas por enquanto não tão ambulante, e com a disposição sempre recorrente de revelações homeopáticas, tudo no melhor estilo recado dado. Diante desse novo cenário, a CPI, que é comandada pelo PT de Lula, deve continuar aceitando o silêncio dos convocados, pois o objetivo maior do ex-metalúrgico, o de atingir Marconi Perillo, já foi alcançado.