Pesquisa Ibope aponta nova queda de Russomanno, em São Paulo, e confirma previsão do ucho.info

Ladeira abaixo – Como antecipou o ucho.info em matéria publicada na manhã desta terça-feira (2), a candidatura de Celso Russomanno começa a derreter, de acordo com pesquisa divulgada pelo Ibope nesta noite. Candidato do PRB, Russomanno tem 27% de intenção de voto, contra 34% da sondagem anterior, há uma semana. Reforçando o que noticiamos, a queda de Russomanno causa preocupação na campanha de José Serra. Candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, Serra tem 19% de intenção de voto, segundo o Ibope, enquanto o petista Fernando Haddad tem 18%. Com a margem de erro, Serra e Haddad estão tecnicamente empatados.

Diferentemente do que era esperado, o candidato que mais se beneficiou com a queda de Russomanno foi o peemedebista Gabriel Chalita, que saltou de 7% para 10%. Em eventual segundo turno entre Celso Russomanno e Fernando Haddad, Chalita deve apoiar o candidato petista, até porque o presidente do PMDB, Michel Temer, não deixará de atender um pedido da presidente Dilma Vana Rousseff. Até porque, a volúpia do PMDB por cargos é bem conhecida.

No caso de a disputa no segundo turno for entre Russomanno e José Serra, o candidato do PMDB pode enfrentar uma dúvida monumental. De um lado terá um pedido do palácio do Planalto para ajudar na derrota de Serra, enquanto do outro estará o governador Geraldo Alckmin, a quem Chalita serviu como secretário da Educação. No balanço geral, Chalita pode ficar neutro, o que não é bom para o candidato tucano.

Como informamos na matéria anterior, um conhecido e experiente político, com exitosas participações em campanhas eleitorais, disse ao editor do ucho.info, na última sexta-feira (28), que não se deve descartar um segundo turno na cidade de São Paulo com Serra e Haddad. De acordo com nosso interlocutor, a queda de Russomanno deve continuar nos próximos dias e entrará em cena o chamado voto útil. Algo que os jornalistas deste site já ouvem com certa frequência na maior cidade brasileira.