Seleção brasileira de futsal visita obras do Estádio Mané Garrincha, em Brasília

Olho no lance – O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha atrai o interesse da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) para realizar campeonatos. A sugestão de fazer os jogos no local partiu do presidente da CBFS, Aécio de Borba, que acompanhou a visita da seleção brasileira de futsal à arena, na manhã desta quinta-feira (3), ao lado do governador em exercício, Tadeu Filippelli, e do secretário extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro.

Aécio de Borba ofereceu, inclusive, a quadra móvel de futsal da seleção para substituir o gramado durante os jogos.

“Brasília tem público para o futsal. As apresentações de equipes no Nilson Nelson lotavam o ginásio. Agora, com o estádio, poderemos atender a uma demanda ainda maior”, afirmou o governador em exercício, Tadeu Filippelli.

O secretário extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro, confirmou a viabilidade da ideia: “O espaço do estádio dá condições para eventos como esse. Podemos montar qualquer estrutura sem que haja danos”.

Esta foi a primeira visita da seleção brasileira de futsal a um estádio da Copa do Mundo de 2014. Inspirados com o potencial arquitetônico da Ecoarena, os jogadores se animaram com a possibilidade de jogar no local. “Já consegui me imaginar em uma arena de futsal montada ali no centro”, brincou o goleiro da seleção, Tiago de Melo Marinho. “Para mim é uma honra poder conhecer este grande estádio de Brasília”, completou o campeão mundial.

Para o técnico da Seleção Brasileira de futsal, Marcos Sorato, essa será uma oportunidade única para a equipe. “A maioria dos jogadores de futsal sonha em jogar em um campo de futebol. Temos consciência do potencial do nosso esporte, especialmente aqui, então será ótimo para divulgá-lo”, afirmou o treinador, que também elogiou as obras do estádio: “Brasília merece!”.

O estádio – com 76% de sua execução concluída, incluindo as arquibancadas finalizadas – está sendo construído em formato de arena multiuso. Dessa forma, estará adaptado para receber diversos eventos culturais e esportivos, nacionais e internacionais.

Circuito Sul-Americano

Os jogadores desembarcaram hoje em Brasília para disputar o Circuito Sul-Americano de Futsal nos dias 5, 6 e 7 de outubro. A equipe enfrentará as seleções da Argentina, do Chile e do Uruguai, no ginásio do Sesc, em Ceilândia. “A realização de uma etapa do circuito na cidade é uma conquista do governo para a população. E a visita da seleção é importante para valorizar o nosso estádio”, destacou o governador em exercício, Tadeu Filippelli.

A realização do circuito quadrangular em Brasília só foi possível por meio da articulação do governo, que disputou o evento com mais três capitais, a pedido do governador Agnelo Queiroz.

Esta é a última competição da seleção brasileira antes da Copa do Mundo de Futsal em Bangkok, na Tailândia, entre 1º e 18 de novembro.