Mensalão do PT: ministra Cármen Lúcia condena Dirceu, Genoíno, Delúbio, Marcos Valério e sócios

Sem saída – A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal, seguiu o voto do relator do Mensalão do PT (AçãoPenal 470), Joaquim Barbosa, e condenou por corrupção ativa os réus Marcos Valério, Cristiano de Melo Paz, Ramon Hollerbach e Simone Vasconcelos. A ministra absolveu Anderson Adauto e Geiza Dias, assim como fizera o relator e dois outros magistrados, Rosa Maria Weber e Luiz Fux.

No núcleo político do item do processo que está em julgamento, a ministra Cármen Lúcia considerou procedente a acusação e condenou José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino. Para que a condenação seja confirmada são necessários seis votos. No caso de Delúbio Soares, sua condenação já está confirmada, uma vez que assim votaram os ministros Joaquim Barbosa (relator), Ricardo Lewandowski (revisor), Rosa Maria Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.

No caso de José Genoino, até agora cinco ministros votaram pela condenação: Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. O único voto pela absolvição até agora foi do ministro-revisor Ricardo Lewandowski (revisor).

Em relação ao ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu de Oliveira e Silva, quatro ministros votaram pela condenação. Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Pela absolvição votaram os ministros Lewandowski e Dias Toffoli.

O presidente do Supremo, ministro Carlos Ayres Britto, suspendeu a sessão por trinta minutos. Ao retornar, votarão os ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente da Corte. A expectativa é que, exceto Anderson Adauto e Geiza Dias, todos os outros réus sejam condenados por corrupção ativa.