Investigação mais aprofundada da quebra do Banco Cruzeiro do Sul pode trazer novos escândalos

Agulha no palheiro – A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça feira (23) mandado de prisão domiciliar de Luís Felippe Índio da Costa, ex-controlador do Banco Cruzeiro do Sul. Por ter mais de 80 anos, a Justiça concedeu o benefício de prisão domiciliar a Índio da Costa, que permanecerá preso em sua própria residência, no Rio de Janeiro.

Na segunda-feira (22), policiais prenderam no elegante bairro da Granja Vianna, na Grande São Paulo, o filho do ex-controlado do Cruzeiro do Sul, Luís Octávio Índio da Costa, que foi levado para a carceragem da sede da PF na capital paulista. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo em razão de um inquérito policial que tramita na Delegacia de Repressão aos Crimes Financeiros.

Antes da crise do banco, Luis Octavio ficou conhecido pelas festas dadas para centenas de convidados em sua casa. Em 2009, patrocinou um show com cantor americano Tony Bennett para comemorar os 15 anos do Cruzeiro do Sul e um concerto com Elton John, na Sala São Paulo. Ao trocar o SBT pela Rede TV!, apresentadora Hebe Camargo, falecida recentemente, assumiu o papel de garota-propaganda do Banco Cruzeiro do Sul.

Antes de ser liquidado pelo Banco Central, O Cruzeiro do Sul cresceu nos últimos anos na esteira do malfadado crédito consignado, modalidade de empréstimo disponível para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Se a Polícia Federal aprofundar a investigação, por certo chegará ao modelo nada ortodoxo que favoreceu o banco na formatação de acordos com repartições públicas e outras autarquias, cujos servidores passaram a contar com o tal empréstimo consignado. Tem lama de sobra nesse caso!