Após a condenação do núcleo político do mensalão, nome de irmão de Genoino aparece em escândalo

Sem conserto – A poeira do julgamento do Mensalão do PT ainda não baixou, mas já tem petista envolvido em escândalo novo. Irmão do agora condenado José Genoino Neto, o deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE), mentor do escândalo dos dólares na cueca, teve o nome citado no Relatório de Inteligência da Operação Águas Claras, que investigou empresários acusados de corrupção e fraudes em licitações de prestadoras de serviço a autarquias de água e esgoto de municípios de quatro estados, inclusive o Ceará.

A Operação Águas Claras foi deflagrada na última segunda-feira (12) em Sorocaba, no interior paulista, e contou com uma força-tarefa integrada pela Polícia Civil e pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) da cidade, apêndice do Ministério Público de São Paulo. Os policiais prenderam 18 investigados e fizeram buscas em 25 endereços domiciliares e comerciais. O alvo principal da operação é a Allsan Engenharia e Administração e seus sócios, os empresários Reynaldo Costa Filho e Moisés Ruberval Ferraz Filho.

A operação não flagrou telefonemas de José Nobre Guimarães, mas detectou seguidas citações ao seu nome em diálogos grampeados dos empresários da Allsan, que chamam o deputado petista ora pelo nome, ora por “cueca”, ora por “capitão cueca”. Cópia do relatório será enviada ao Ministério Público do Ceará.

À página 57, o relatório destaca: “José Nobre Guimarães é deputado federal eleito pelo Partido dos Trabalhadores. O apelido ‘cueca’ está ligado ao seu nome face às denúncias que o envolvem no escândalo do flagrante da Polícia Federal conhecido por ‘dólares na cueca’ no ano de 2005”.

“Por diversas vezes Reynaldo e Moisés citaram o pagamento de propinas ao deputado, alegando que o mesmo ‘ajuda’ nas negociações junto à Cagece, forçando a renovação do contrato”, assinala o documento. Uma citação fala em suposto repasse de R$ 100 mil ao irmão de Genoino.

José Nobre Guimarães, como era de se esperar, nega qualquer envolvimento com os investigados e diz que o problema é de quem usou o seu nome.

Acostumado a escândalos de corrupção, até pouco tempo o PT era considerado uma quadrilha, mas com a sequência dos fatos já pode ser rotulado como organização criminosa com interesses políticos.