Mensalão do PT: ex-tesoureiro do Partido Liberal é condenado a cinco anos de prisão

Mais um – Ex-tesoureiro do Partido Liberal, partido que foi substituído pelo atual Partido da República, Jacinto Lamas foi condenado no processo do Mensalão do PT por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Da acusação de formação de quadrilha Lamas foi absolvido.

De acordo com a pena definida nesta quarta-feira (21) pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, Jacinto Lamas foi condenado a 5 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Fixada em 1 ano e 3 meses, a pena por corrupção passiva prescreveu por ser inferior a dois, não podendo, portanto, ser somada à outra. Além disso, Lamas terá de pagar multa no valor de R$ 260 mil.

Jacinto Lamas, concluíram os ministros, sacou R$ 1 milhão do Banco Rural para repassar ao PL. O montante foi utilizado para compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo de Luiz Inácio da Silva.

Por ser inferior a oito anos, a pena deverá ser cumprida em regime semiaberto, no qual o réu pode trabalhar fora do presídio e é obrigado dormir na cadeia.

Não havendo vagas em estabelecimentos para o cumprimento da pena em regime semiaberto (colônia agrícola ou industrial), o apenado migra para o regime aberto ou obtém liberdade condicional.