Governo impõe prejuízos bilionários à Petrobras e faz Eletrobras perder quase 60% do valor

Pelo ralo – Quem conhece de perto a realidade brasileira não demora a perceber que o Partido dos Trabalhadores, há dez anos no poder central, está brincando de governar. Sempre soberbos e detentores das derradeiras soluções para o planeta, os petistas têm dado um espetáculo contínuo de incompetência, mascarado por medidas tão populistas quanto inócuas.

Quando o então presidente Luiz Inácio da Silva, no final de 2008, decidiu incentivar o consumo interno, o ucho.info, apesar das críticas palacianas, alertou para o perigo da medida. Entre os alertas que fizemos estava o crescimento de uma inflação resistente, algo que o governo federal não consegue debelar.

Para que a inflação não dispare, as autoridades econômicas têm obrigado a Petrobras a assumir prejuízos bilionários, sem se preocuparem com os investidores privados. Com o derrame de carros novos que vem ocorrendo no País ao longo dos últimos quatro anos, a estatal petrolífera tem importado gasolina produto que é repassado ao mercado interno por um preço aquém do que foi pago. E nessa toada a Petrobras tem reduzido sistematicamente investimentos e desfazendo-se de muitos ativos.

Na quarta-feira (21) noticiamos o desejo da Petrobras de aumentar o preço dos combustíveis, em especial gasolina e diesel, em aproximadamente 15%. Essa majoração não ocorreu em 2012 por tratar-se de ano eleitoral, de igual modo que não ocorrerá em 2014, quando Dilma Rousseff tentará a reeleição.

Em seguida ao anúncio do pleito da Petrobras, o ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o aumento do preço dos combustíveis se dará no momento certo. Ou seja, se isso não acontecer no próximo ano, somente em 2015. Enquanto isso a Petrobras fica refém da conhecida incompetência do governo do PT.

No afã de incentivar a economia nacional, o Palácio do Planalto decidiu, sem planejamento ou consultas, reduzir as tarifas de energia elétrica. Para tal anunciou a antecipação da renovação dos contratos com as geradoras de energia. Acontece que a oferta do governo é desvantajosa, pois muitas geradoras têm contratos vigentes e com cláusula de renovação automática e nas condições atuais.

Ao aderir de pronto ao projeto do governo federal, a Eletrobras, desde a edição da Medida Provisória 579, em 12 de setembro, perdeu 57,94% do seu valor. Na quarta-feira (21), a Bovespa registrou a maior queda das ações da Eletrobras nos 22 anos.

Não demora muito e o PT quebra o Brasil, mas antes que isso aconteça os barbudinhos instalarão aqui uma ditadura comunista, nos moldes da existente na vizinha e tutelada Venezuela. Ainda dá tempo de reagir. Acorda Brasil!