Resultado do Enem prova que Fernando Haddad não foi tão bom ministro quanto disse Lula

Sem desculpa – Para fazer de Fernando Haddad prefeito de São Paulo, o abusado Luiz Inácio da Silva disse aos paulistanos que o seu pupilo foi o melhor ministro da Educação da história. Que Lula é um adepto da mitomania todos sabem, mas nada como fatos concretos para comprovarem a mentira.

Entre as 50 escolas com melhor nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011, apenas três são escolas públicas. Entre as dez melhores, apenas uma é pública. Ora, se Haddad foi o melhor ministro da Educação, como disse Lula, há algo de errado nesse imbróglio. Ou ficou provado o que a maioria já sabia, que Fernando Haddad é um incompetente, ou a lista do Enem está errada.

Como no PT a confirmação da incompetência é rechaçada de qualquer maneira, o atual ministro da Educação, o irrevogável Aloizio Mercadante (PT-SP), tentou contornar a situação e disse que a maior parte da responsabilidade da educação pública é dos governos estaduais. Ou seja, os magnânimos petistas jamais erram.

Considerando que o Enem de 2011 ocorreu na gestão de Fernando Haddad, o então ministro deveria criado, com antecedência, um padrão nacional de ensino de melhor qualidade e eficiência. Considerações à parte, o resultado do Enem é uma amostra do que os paulistanos terão de enfrentar a partir de 2013. Como disse certa vez o messiânico Lula, “nunca antes na história deste país”.