Na frente – Confirmando o que já era esperado, a FIFA anunciou nesta quinta-feira (29) os três finalistas ao prêmio de melhor jogador de futebol de 2012. São eles o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo e o espanhol Andres Iniesta.
O trio foi sacado de uma lista de 23 indicados, entre eles o brasileiro Neymar, jogador do Santos FC. A cerimônia para a entrega acontecerá no próximo dia 7 de janeiro, em Zurique, na Suíça.
Messi é o favorito para conquistar o título pela quarta vez, mas tem Cristiano Ronaldo, eleito o melhor do mundo em 2008, como principal rival. O espanhol Iniesta, que sem dúvida é um excelente jogador, corre por fora na disputa.
A eleição contou com votos de jornalistas do mundo inteiro e dos treinadores e capitães das seleções nacionais. Criado em 1991 pela FIFA, o prêmio de melhor jogador do mundo passou a se chamar “Bola de Ouro”, depois da junção com a famosa premiação da revista francesa France Football, que existia desde 1956. Levando-se em conta os vencedores das duas disputas, Lionel Messi pode se tornar o recordista histórico, como o único a ganhar quatro vezes como o principal destaque do futebol mundial na temporada.