Mercado financeiro eleva projeção da inflação oficial de 2012 para 5,58%, mas a realidade é outra

O céu é o limite – Analistas do mercado financeiro projetam inflação maior para 2012. De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 5,43% para 5,58%. A projeção para 2013 permanece em 5,4%.

A estimativa para a inflação está acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. Um dos instrumentos utilizados pelo BC, a quem cabe controlar a inflação e o nível de atividade, é a taxa básica de juros, a Selic. Segundo a maioria dos analistas, a taxa Selic será mantida em 7,25% ao ano em 2013, apesar de alguns bancos projetarem redução.

A pesquisa do BC também traz estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 4,76% para 4,89%, este ano, e de 4,9% para 4,95%, em 2013.

Como noticiou o ucho.info em matéria anterior, apesar do fraco desempenho da economia brasileira, a inflação real no País é muito maior do que a anunciada pelo Palácio do Planalto, que esconde a verdade por questões políticas e para não comprometer o índice de aprovação da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição. (Com informações da Agência Brasil)