Presidente do Supremo, Joaquim Barbosa diz que denúncias contra Lula precisam ser investigadas

Sem saída – A situação de Luiz Inácio da Silva deve piorar muito depois da divulgação do depoimento de Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República, no qual ele envolveu Lula no Mensalão do PT, escândalo de corrupção que serviu para, entre outros fins, comprar parlamentares no Congresso Nacional.

Presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal 470, preferiu não falar sobre a gravidade das acusações, mas disse aos jornalistas que as mesmas devem ser investigadas.

Operador do Mensalão do PT e condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo, Marcos Valério disse que o ex-presidente autorizou os empréstimos junto aos bancos Rural e BMG para o partido, com objetivo de viabilizar a operação criminosa que foi interrompida com a delação do então deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ)

Procurador-geral da República, Roberto Gurgel informou nesta terça-feira (11), por meio de sua assessoria de imprensa, que não se pronunciará sobre o assunto até o final do julgamento do Mensalão do PT pelo STF.

Diante das graves denúncias feitas por Marcos Valério, cabe à Procuradoria investigar o caso, sob pena de o procurador, não seguindo o que manda a legislação, ser acusado de prevaricação. As denúncias, é importante destacar, não trazem qualquer novidade ao caso, pois todos os brasileiros não tinham dúvidas a respeito do envolvimento de Lula no esquema.

Como Lula deixou de ter o foro privilegiado, as investigações ocorrerão na primeira instância do Ministério Público Federal, possivelmente em São Paulo.