PT insiste em negar o mensalão, mas custeou a defesa de muitos integrantes do esquema criminoso

Dinheiro em caixa – No depoimento que prestou à Procuradoria-Geral da República, em setembro passado, Marcos Valério Fernandes de Souza afirmou que a única contrapartida que teve por ter operado o Mensalão do PT foi o partido pagar o advogado que o defendeu na Ação Penal 470, cujo julgamento está nos capítulos finais no Supremo Tribunal Federal.

A decisão do PT de pagar R$ 4 milhões ao advogado Marcelo Leonardo mostra que o partido temia que o publicitário mineiro em algum momento revelasse toda a verdade sobre o maior escândalo de corrupção da história brasileira. Além disso, o PT palaciano apostava em uma fórmula mágica de atrasar o julgamento do caso, provocando a prescrição de muitos dos crimes cometidos pelos integrantes do esquema.

Negar a existência do mensalão, como tem feito o PT de maneira reiterada, é querer rotular o povo brasileiro de trouxa. O medo que rondava o Palácio do Planalto à época da eclosão do escândalo era tamanho, que o PT decidiu pagar a defesa de muitos outros acusados de participação no esquema, defendidos por caros e disputados advogados.

Ora, se o Mensalão do PT, como diz o abusado Lula, foi um golpe arquitetado pela oposição, setores da imprensa e pelo Judiciário, não havia razão de gastar tanto dinheiro com advogados para os réus.

Eis a primeira pergunta que deve ser feita a Lula, caso seja investigado Por qual razão o PT pagou o advogado de defesa de Marcos Valério?