Governador de PE faz previsão sobre o futuro de Dilma, que enfrentará dificuldades no começo do ano

Céu nublado – Governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, que está de olho no Palácio do Planalto, disse que os três primeiros meses do próximo ano serão cruciais para a presidente Dilma Rousseff, que alimenta o plano da reeleição. “Os 90 dias iniciais de 2013 serão decisivos para o governo Dilma”, declarou Campos ao jornal “O Estado de S. Paulo”.

Se o primeiro trimestre de 2013 for decisivo para a reeleição da presidente, Dilma terá sérias dificuldades para permanecer no Palácio do Planalto. E para isso há um cipoal de razões.

A primeira delas é que a economia deve fechar o ano com o irrisório índice de crescimento de 1%, o que refletirá nos primeiros meses de 2013. Fora isso, a redução do IPI do setor automobilístico termina no próximo dia 31 de dezembro, o que também trará problemas para a economia.

Como se fosse pouco, a inflação continua resistindo, o setor industrial registrará crescimento negativo em 2012, os preços dos alimentos dispararam e a geração de empregos é questionável.

Para piorar a situação, a valorização do real frente ao dólar só servirá para conter a inflação, pois o trigo, por exemplo, chegará ao País com preço mais alto, o que encarecerá o tão necessário pãozinho de cada dia, além de massas e outros produtos fabricados com farinha.

A economia brasileira está patinando e precisa de um choque de gestão, ação que a presidente Dilma deveria iniciar com a demissão imediata de Guido Mantega, ministro da Fazenda, que não tem acertado a mão nas medidas adotadas para reverter a crise.