Banco Central revê para baixo o crescimento do PIB em 2012 e derruba discursos palacianos

Descendo a ladeira – Em matéria anterior, sobre a afirmação de Dilma Rousseff de que a estabilidade econômica é uma das conquistas do PT nos dez anos em que está no poder, criticamos a presidente por seu ufanismo desmedido diante da realidade que os números desanimadores que desfilam pelo País.

Esse milagre que não aconteceu e que Dilma destacou em artigo publicado no jornal “Folha de S. Paulo”, na edição de domingo (30), foi desmentido pelo Banco Central, que no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (31) revisou para baixo a previsão de crescimento da economia em 2012. Analistas do mercado financeiro consultados pelo BC apostam que o crescimento do PIB neste ano que se despede será de 0,98%.

Para 2013, contudo, a estimativa dos analistas se manteve em 3,30%. Em novembro, o mercado financeiro projetava alta de 3,70% do PIB em 2013. A projeção para o desempenho da indústria, em 2012, continua negativa, mas permaneceu em baixa de 2,31%, de acordo com o boletim do BC.

Para o próximo ano, o mercado prevê avanço do setor industrial, com expansão na casa de 3,50%. Em novembro, o Boletim Focus apontava estimativa de alta de 3,82% para a produção da indústria em 2013.

É importante destacar que ao longo do ano, como aconteceu nos anteriores, os economistas do mercado financeiro dificilmente erraram em suas previsões. A previsão de crescimento do PIB para 2013 já é abaixo do que anunciou o ainda ministro Guido Mantega, da Fazenda, repete o erro de 2011. No decorrer de 2012, Mantega foi reduzindo suas previsões descabidas, enquanto adotava medidas que não surtiram efeito.

O pífio desempenho da economia em 2012 impactará no primeiro trimestre do próximo ano, aumentando a chance de corrosão das previsões palacianas, como sempre fora da realidade.

Nessa virada de ano, em que os brasileiros no mínimo alimentam esperanças de renovações e mudanças, cada cidadão gostaria de viver no país a que sempre se referem Dilma e Mantega. Possivelmente, Alice, aquela do país das maravilhas, também acalenta o mesmo sonho.