Banco Central deve manter a Selic nos atuais 7,25%, afirma professor da Fundação Getúlio Vargas

Como está – A taxa básica de juro (Selic) não deve sofrer alteração na primeira reunião de 2013 do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). “O governo será cauteloso neste começo de ano e não irá alterar a Selic nessa reunião. Como a economia não respondeu às sucessivas quedas da taxa no ano passado, o governo terá que encontrar outras medidas para estimular o crescimento no país”, afirma o professor da Escola de Economia da FGV-SP, Samy Dana.

De acordo com Dana, a inflação continua sendo um grande empecilho ao governo. No ano passado, segundo o IBGE a inflação foi de 5,84% próximo ao nível máximo estabelecido do governo de 6%.

“O governo precisa parar de incentivar o crédito desenfreadamente com sucessivas baixas de IPI e aumentar a possibilidade de produção das indústrias, estimulando a ampliação de fábricas e investimentos mais longos”, diz Dana.

Neste começo de ano, o professor indica que o melhor a fazer é pagar à vista impostos como IPVA e IPTU que oferecem descontos. “Por exemplo, um carro cujo preço do IPVA à vista é de R$ 970,00, caso a pessoa for parcelar, as prestações saem por R$ 333,33, com uma taxa de juros embutida à qual o governo financia a dívida. Neste caso, no valor de 3,13% ao mês. Aos que possuem saldo suficiente, vale mais a pena pagar à vista, uma vez que dificilmente uma aplicação financeira de baixo risco resultará em uma taxa maior. A poupança, por exemplo, remunera 0,41% ao mês. Para os que não detêm o montante, uma breve comparação deve ser feita: se os juros embutidos (3,13%) forem maiores que a taxa de juros de sua linha de crédito, faça o empréstimo e pague à vista. Caso contrário, opte pelo pagamento a prazo”, explica Dana.

Para quem pretende investir, Dana recomenda a poupança para prazos menores. “Para aplicações menores que seis meses, a poupança é a melhor opção devido à isenção de IR. Para prazos maiores de seis meses, títulos do tesouro indexados a Selic (LFT) ou ao IPCA (NTN-B) são interessantes. Outra dica é investir em bancos renomados que oferecem mais que 95% do CDI”.