Jantar petista para ajudar financeiramente os mensaleiros condenados é coisa para inglês ver

Conversa fiada – O que pretende o PT com essa farsa do jantar que acontecerá em Brasília para arrecadar fundos para os companheiros condenados no processo do Mensalão pagarem as multas impostas pelo Supremo Tribunal Federal? De acordo com as decisões proferidas pelos ministros, as multas que cabem a José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares e João Paulo Cunha, os beneficiários do regabofe partidário, somam pouco mais de R$ 1,8 milhão.

Atolado em escândalos de corrupção, o PT criou um factóide para dar legalidade ao dinheiro que será utilizado no pagamento das tais multas, cujo total é infinitamente menor que os honorários cobrados por cada um dos advogados que defenderam os mensaleiros do partido. José Genoino, por exemplo, que alardeia pelos quatro cantos sua encolhida situação financeira, nem em sonho poderia contratar o criminalista José Luiz Fernando Pacheco.

O mesmo pode-se afirmar em relação a Delúbio Soares de Castro, ex-tesoureiro do PT, que teve no comando de sua defesa o conceituado e caro criminalista Arnaldo Malheiros Filho. A situação do criminalista José Luís de Oliveira Lima é diferente, porque seu cliente, José Dirceu, transformou-se em lobista logo após perder o mandato de deputado federal, tendo no topo do rol de clientes conhecidos empresários do setor de telecomunicações e donos de empreiteiras.

Tirante o caso de José Dirceu, o PT custeou todos os advogados dos companheiros acusados de envolvimento no maior escândalo de corrupção da história brasileira. Além disso, no caixa do Mensalão sobrou muito dinheiro que não foi utilizado porque o escândalo foi descoberto antes do final do plano criminoso.

Esse jantar de caridade é mais uma enganação arquitetada pela cúpula do partido e colocada em prática pela militância apenas para inglês ver. Desde quando um partido que está há uma década no poder central precisa vender convites ou rifas. Só mesmo um ingênuo para acreditar em mais uma “estória” petista.