Publicitária consagrada e artista plástica com todas as letras, Magy Imoberdorf mostra seus desenhos em SP

Talento e competência – A galeria Mônica Filgueiras & Eduardo Machado exibe a partir do dia 22 de janeiro a exposição “Layers. Foco fora de foco”, da artista plástica Magy Imoberdorf. Com este novo trabalho, Magy discute, em 25 desenhos, o vai-vem das pessoas, cada vez mais anônimas e cada vez ma is “indo e vindo sem saber de onde ou para onde”.

Nesta exposição a superposição de desenhos de pessoas em movimento permite a exploração de mais de um caminho a ser percorrido. Cada obra consiste em várias folhas de poliéster, transparentes e sobrepostas, que podem ser rearranjadas em ordens diferentes, mudando o foco da ação proposta pela artista.

O desfocado criado pelas várias sobreposições de transparências reproduz a falta de foco que acontece na nossa atenção para com o mundo e os outros. “Esta exploração e atenção de meu olhar para as atitudes físicas das pessoas me permitiu chegar à conclusão de que, em geral, elas não ultrapassam 5 movimentos. Percebi que, se a pessoa que estou desenhando mudou de posição, é só esperar que ela volta para à posição anterior”, revela a artista plástica, que também é publicitária com notável atuação no mercado brasileiro, tendo sido sócia da Lage’Magy.

Nascida na Suíça e naturalizada brasileira, atualmente Magy Imoberdorf divide seu tempo entre o Brasil e seu ateliê em Berlim, na Alemanha. A dica é da nossa querida e sempre atenta colunista Marli Gonçalves, dona de uma das melhores penas do jornalismo nacional.

Sobre a artista

Magy Imoberdorf nasceu na Suíça, onde cursou a ECAL em Lausanne com formação em artes gráficas. Aos 23 anos imigrou para o Brasil. Sua primeira exposição foi na Galeria São Paulo, em 1984. A maioria de suas obras passa pelo desenho, mesmo que, depois, ele seja colado em madeiras ou em outros materiais. Quase sempre são retratos ou reflexões sobre as pessoas em sua volta ou os fatos do momento.

Magy acredita na estética, que a obra tem que ter beleza e acha que, mesmo que o assunto seja, por vezes, dramático, ele contém um lado bonito de se ver. Hoje a artista divide seu tempo entre o Brasil e a cidade de Berlin, na Alemanha.

Foi diretora de criação da agência de publicidade Lage, Stabel & Guerreiro, depois transformada em Lage, Stabel & Magy e, em seguida Lage’Magy. Foi responsável pela criação de inúmeras campanhas bem sucedidas, entre elas as para a Lycra e Caninha 51. Autora do slogan “Uma Boa Ideia”, Magy Imoberdorf escreveu sobre criação no livro “Tudo o que você quis saber sobre propaganda mas ninguém teve paciência para explicar”, um clássico feito com outros profissionais conceituados da propaganda.