Mão no bolso – A Petrobras acaba de confirmar que os preços dos combustíveis sofrerão reajustes, nas refinarias, a partir de quarta-feira (30), como noticiou o ucho.info afirmando que isso aconteceria até o final de janeiro. O aumento será de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o óleo diesel.
Esses aumentos impactarão na inflação, que há muito está fora de controle e tem deixado o governo perdido no combate ao mais temido fantasma da economia. Como o transporte de cargas no Brasil é eminentemente rodoviário, os preços dos produtos devem subir em breve em todo o País.
Fora isso, os aumentos anunciados pela Petrobras comprometem a redução das tarifas de energia elétrica, cujo anúncio, com viés político, foi feito pela presidente Dilma Rousseff, em cadeia nacional, na última quarta-feira (24).
O projeto de redução de tarifa de energia, que já vinha sofrendo críticas, agora fica ainda mais comprometido, porque em tempos de escassez de água nas hidrelétricas a geração se dá a partir das termelétricas, muitas delas movidas a diesel.