Roberto Freire afirma que presidente do PT age como pau mandado de José Dirceu ao atacar Gurgel

Tiro ao alvo – “É lamentável que o presidente do PT seja pau mandado de José Dirceu”, disse o presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), ao falar sobre as declarações de Rui Falcão contra a mídia e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, por ele ter dado encaminhamento às acusações do empresário Marcos Valério contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Ministério Público Federal para abertura de investigações.

Freire lembrou que Falcão atacou o procurador-geral no dia seguinte ao que Dirceu, no Rio de Janeiro, exigiu que o PT fizesse manifestações contra a Procuradoria que, conforme ressaltou, cumpre seu papel. “Ele está criticando o procurador porque Zé Dirceu mandou”. Sobre a declaração do dirigente petista de que o PT tem de cumprir o papel da oposição, já que ela não o faz, Freire ironizou: “Imagine o PT fazendo oposição a ele mesmo”.

Mídia inimiga

Quando Rui Falcão identifica a mídia como inimiga, Freire analisa: “Se não existisse a imprensa para dar a conhecer à sociedade todas as malfeitorias do governo lulopetista, eles (os petistas) já teriam implantado um regime antidemocrático no qual só valeriam suas opiniões e suas ideias”.

A respeito das afirmações de Falcão de que a Procuradoria-Geral da República está desmoralizando a política e que isso desembocaria em nazismo e fascismo, Roberto Freire disse que a decisão de Gurgel “demonstra exatamente o pleno funcionamento das instituições democráticas, ou seja, o inverso do que ele vê”.

Roberto Gurgel confirmou que encaminhará à primeira instância do Ministério Público Federal, nos próximos dias, as acusações feitas por Marcos Valério de que parte do dinheiro do Mensalão do PT pagou despesas de Lula.