PPS entrega pedido para que Dilma explique aumento da gasolina em cadeia de rádio e televisão

Mínimos detalhes – Líder do PPS na Câmara, o deputado federal Rubens Bueno cobrou na quinta-feira (31) que a presidente Dilma Rousseff utilize a cadeia de rádio e televisão para explicar à população porque o governo autorizou um aumento de 6,6% no preço da gasolina e de 5,4% do diesel. “Se ela usou o espaço para anunciar a queda na tarifa de energia, medida que apoiamos, agora precisa prestar contas do aumento dos combustíveis. Se não fizer isso, Dilma confirmará que usou a cadeia nacional com fins eleitorais”.

Para oficializar a sugestão, o parlamentar encaminhou à Mesa da Câmara um requerimento de indicação para ser remetido à Presidência da República. “A rede de rádio e televisão não pode ser usada apenas para dar notícias boas ao cidadão. Como o aumento dos combustíveis atinge toda a cadeia produtiva e vai pesar no bolso do consumidor, é obrigação do poder público explicar os motivos. O espaço não pode ser utilizado apenas com filtro oportunista de interesse eleitoral”, reforçou Rubens Bueno.

O aumento no preço dos combustíveis já pode ser notado hoje pelo cidadão e certamente terá influência nos índices de inflação. Como mostra pesquisas feitas em várias cidades brasileiras, os reajustes de preço variam entre 2,81% e 10,7%, diferentemente dos 4,4% sugeridos por Guido Mantega, ainda ministro da Fazenda. No caso das transportadoras de carga, economistas calculam que o reajuste no diesel significará acréscimo de 1,53% no preço dos fretes de longa distância. O transporte público também será impactado, com o iminente reajuste de tarifas.

“A população sente o efeito imediato e o governo precisa se explicar em cadeia de rádio e televisão. Não adianta só entrevista coletiva de ministro com justificativas questionáveis”, cobrou o líder do PPS.

Petrobras dilapidada

A medida anunciada pelo governo tem como centro a recuperação dos ganhos da Petrobrás, que vinha sendo utilizada politicamente pelo PT e sofrendo sucessivos prejuízos. Para se ter uma ideia do impacto da má gestão da estatal, basta observar que as ações ordinárias da Petrobras caíram ontem 5,12% e as preferenciais 4,76%. Uma perda de valor de R$ 12 bilhões.

Nos últimos quatro anos, devido à política de preços dos combustíveis e aparelhamento político da estatal, a Petrobras gastou bem mais do que arrecadou. O caixa da empresa teve déficit de US$ 13,5 bilhões por ano, em média, desde 2009. “Não podemos deixar que a Petrobras, empresa que defendemos desde a década de 50, seja dilapidada”, finaliza o líder do PPS.