Fim da farra – Após uma série de medidas protelatórias, o projeto do deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), que pune dirigentes esportivos corruptos, foi aprovado ontem, 20, pela Comissão de Esportes da Câmara. O texto do deputado gaúcho prevê pena de um a quatro anos de reclusão, mais multa, para o dirigente esportivo – de clubes, associações ou federações – envolvido em gestão fraudulenta ou enriquecimento ilícito.
“Estamos na iminência de sediar as copas das Confederações e do Mundo, e as Olimpíadas, e havia uma necessidade de tipificar o crime, o que não era previsto na “Lei Pelé”, de 1998”, explicou o autor Alceu Moreira. Relator do projeto, o deputado e ex-atacante da seleção Romário (PSB/RJ), destacou que “o futebol é o esporte mais praticado no país, a paixão nacional, mas sofre infelizmente com gestões que prejudicam a evolução da prática como lazer ou profissional”.
O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois para o plenário. Membro titular da CCJ, Alceu Moreira vai atuar para que o projeto seja colocado nas próximas semanas na pauta de votação.