PPS cobra de ministro da Agricultura resposta sobre parceria com abatedouro clandestino

Faca no pescoço – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) protocola nesta segunda-feira (25) requerimento de informações em que cobra do ministro da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB-MG), posicionamento oficial sobre o envolvimento dele com um abatedouro clandestino em sua base eleitoral, no município mineiro de Vazante. Reportagem publicada na mais recente edição da revista Veja denuncia que o ministro, conhecido na região como Toninho, vende gado e abate bois para o consumo de seus funcionários no matadouro, que funciona sem as mínimas condições de higiene e fora das normas estabelecidas pelos próprios órgãos subordinados ou parceiros do ministério.

“Trata-se de uma denúncia grave que precisa de um esclarecimento transparente do ministro. Até porque o próprio dono do abatedouro clandestino (Rogério Martins da Fonseca) confirma que compra gado do ministro. Como pode uma autoridade responsável por zelar pela saúde animal de nosso rebanho compactuar e se beneficiar de uma situação destas. Recentemente tivemos vários problemas para exportar carne devido à vigilância em torno do abate de nossos animais”, alerta o líder do PPS.

O deputado Rubens Bueno espera ainda do ministro, que já negou à imprensa ter negócios com o abatedouro, detalhes sobre a relação dele com o empresário. “O proprietário do matadouro confirmou que comprou recentemente do ministro 22 reses. Alguém está mentindo e isso precisa ser esclarecido”, cobra o líder do PPS.

Para o parlamentar, se for confirmado que o ministro Toninho se utiliza mesmo de um abatedouro clandestino, sua permanência na pasta da Agricultura se torna insustentável. “É uma situação delicada que requer um acompanhamento pelo Congresso e por demais órgãos de fiscalização”, ponderou Rubens Bueno, lembrando que o Ministério Público já apura o caso.