Emenda das domésticas é tão confusa que seus criadores não sabem como aplicar as regras

Bússola quebrada – A incompetência da extensa maioria dos políticos impede qualquer brasileiro de sonhar com dias diferentes e melhores, mas a sociedade insiste em permanecer nessa pasmaceira contemplativa, como se o cenário que se apresenta fosse dos melhores.

O Congresso Nacional jamais serviu como palco para uma legião de políticos tão despreparados e de baixíssimo nível intelectual. Sem saber fazer política, a maioria preocupa-se apenas em garantir e perpetuar as benesses, fazer negociatas que permitam pagar dívidas de campanha e colocar seus herdeiros na fila do parlamento. Esse é o cardápio diário da política nacional.

A maior prova dessa incompetência ficou vidente na Emenda Constitucional que estendeu direitos trabalhistas aos empregados domésticos. O que não significa que esses trabalhadores não façam jus a tais direitos. O assunto estava no desvio há décadas, mas por interesses político-eleitorais a matéria foi aprovada com celeridade e repleta de buracos como um queijo suíço. Não se pode criar uma lei que na sequência lança uma série de dúvidas que ninguém sabe responder e dependerá de regulamentações que exigirão estudos demorados.

Esses legisladores de araque são de tal forma incompetentes, que nem mesmo eles sabem como resolver o problema em suas próprias casas. A quase totalidade de deputados e senadores está perdida em relação aos procedimentos que devem ser adotados com os empregados domésticos que lhes servem. Trata-se de mais um absurdo da política nacional, que beneficiou apenas e tão somente um punhado de aproveitadores de plantão, até porque o próximo ano será de eleições. Custava esperar mais algumas e aprovar de forma coesa uma regra que já era tardia?