Safra agrícola tem previsão de recorde para 2013, mas Brasil continua refém do apagão de infraestrutura

Antagonismos nacionais – A safra nacional de grãos de 2013 deve alcançar um novo recorde, com 185 milhões de toneladas. A previsão é 14,2% maior que o resultado obtido em 2012 (161,9 milhões de toneladas) e 2% maior que a projeção de março, que estimava a produção agrícola nacional em 181,3 milhões de toneladas. Os dados fazem parte da quarta estimativa de 2013 da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto a agricultura mostra a sua força e reforça a balança comercial brasileira, o governo do PT continua nadando na incompetência. À sombra de uma década perdida, apesar de os petistas alegarem o contrário, o Brasil permanece refém do apagão de infraestrutura, o que consome todo o esforço advindo do campo e faz com que os produtos nacionais percam cada vez mais competitividade no mercado internacional.

A notícia sobre um novo recorde na produção agrícola surge hora depois de a Câmara dos Deputados ter suspendido a sessão que discutia a Medida Provisória 595, que trata da modernização dos portos brasileiros. No rastro de acusações de corrupção feitas pelo deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), a discussão da matéria foi encerrada.

Como a MP dos Portos perde sua validade na próxima quinta-feira (16), os palacianos desistiram de tentar aprovar a matéria, cujo texto recebeu nas últimas semanas um sem fim de modificações.