SP terá área de rodízio de veículos ampliada, o que reforça a utopia que marcou o governo de Lula da Silva

Efeito nocivo – No Brasil muitos direitos do cidadão são atropelados pela inoperância do Estado. A situação fica ainda pior quando no comando do País está um partido político como o PT, que tem aversão à palavra planejamento e vive à sombra do ufanismo desmedido.

Entre os muitos direitos constitucionais do cidadão que acabam anulados pelo Estado está o de ir e vir. Quando, no apagar das luzes de 2008, o então presidente Lula pediu aos brasileiros que mergulhassem no consumo como forma de minimizar os efeitos da crise econômica, o ucho.info alertou para o perigo do apelo presidencial.

Para dar respaldo ao seu apelo, Lula reduziu o IPI incidente em alguns setores da economia, principalmente o da indústria automobilística. Na ocasião, alertamos para a irresponsabilidade da medida, pois em poucos anos as principais cidades brasileiras tornar-se-iam inviáveis em termos de trânsito por causa da enxurrada de carros novos que viria. Afirmamos que tal medida precisaria ser precedida de investimentos no transporte público e no sistema viário, o que em tese tiraria a mobilidade urbana da rota do caos.

Sempre incompetentes e soberbos, os palacianos nos chamaram para dizer que nossa torcida era contra o País. Ao contrário desses falsos profetas, torcemos diuturnamente pelo Brasil e pelos brasileiros. E assim faremos sempre, não importando quem esteja no poder.

Para se ter ideia das consequências do derrame de carros novos, a prefeitura de São Paulo anunciou que ampliará a área da cidade em que ocorre o rodízio de veículos. Com isso, essa área terá 240 km a mais de ruas com restrição de circulação, em dois momentos do dia e de acordo com as placas dos veículos. Isso se deve ao acúmulo de carros nas ruas, que patrocinam engarrafamentos insuportáveis.

Como se isso fosse pouco, estacionar nas ruas paulistanas tornou-se uma loteria. Com o trânsito cada vez mais caótico, a prefeitura foi obrigada a reduzir o número de vagas como forma de liberar uma faixa de circulação em muitas vias. Com isso, o preço dos estacionamentos subiu de maneira acintosa. Na Avenida Paulista, por exemplo, uma das mais importantes vias da cidade, estacionar o carro por uma hora não sai por menos de R$ 20. Um cidadão que tem uma reunião na região precisa estar preparado para desembolsar pelo menos R$ 35.

Fanfarrão conhecido, Lula conseguiu incensar sua popularidade com base no discurso de que os pobres conseguiram comprar o seu primeiro carro. Acontece que Lula não se preocupou com o impacto dessa sandice na mobilidade urbana e muito menos no espaço que o carnê de financiamento ocuparia no porta-malas, pois somente um local espaçoso para carregar tamanha dívida.

Os petistas são tão incompetentes e obtusos, que acreditam que em país rico o pobre anda de carro, quando na verdade é aquele em que o rico usa o transporte público. O estrago que Lula e sua horda patrocinaram em apenas dez anos exigirá pelo menos cinco décadas de esforços contínuos para ser reparado.