Bolsa Família: líder da MD cobra explicação da Caixa sobre antecipação de pagamento

Fora do roteiro – O líder da Mobilização Democrática (MD), deputado federal Rubens Bueno (PR), cobrou neste sábado (25) explicações da Caixa Econômica Federal sobre os motivos que levaram o banco estatal a liberar em massa recursos do programa “Bolsa Família”, desrespeitando calendário de pagamento e sem avisar os beneficiados. Para ele, a operação pode ter contribuído para o boato sobre o fim do programa que gerou filas, confusão e quebra-quebra em agências bancárias.

“A atitude da Caixa pegou a população de surpresa e pode ter contribuído para a criação e propagação do boato. O banco vinha negando problemas no sistema de pagamento, mas agora acabou admitindo que liberou dinheiro sem avisar ninguém. É preciso uma explicação clara sobre essa operação, até porque já teve até uma ministra (Maria do Rosário, dos Direitos Humanos) acusando a oposição de espalhar o boato”, cobrou o líder da MD.

MD já pediu explicação oficial da Caixa

O deputado Rubens Bueno lembra que, após verificar notícias sobre problemas no sistema de pagamento do Bolsa Família, protocolou na última terça-feira (21) requerimento de informação questionando o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre possíveis falhas no sistema de pagamento do programa.

“Funcionários da própria Caixa admitiram que ocorreram erros e foi permitida a liberação antecipada dos benefícios. O erro pode ter dado origem ao boato. Cabe ao ministro e a direção da Caixa esclarecer muito bem a situação”, afirmou o líder da MD.

Neste sábado, reportagem da “Folha de S. Paulo” confirmou as suspeitas do deputado. Segundo o jornal, o próprio banco admitiu, após uma semana negando, que liberou, sem aviso prévio, o saque de todos os benefícios, em um total de R$ 2 bi, na sexta, dia 17.

No pedido da MD, já protocolado e endereçado ao ministro da Fazenda, o líder questiona se falhas no sistema realmente ocorreram, que tipo de problema teria acontecido e em que locais o suposto problema foi verificado.

Para o deputado Rubens Bueno, o boato pode ter surgido em virtude de um erro do próprio governo. “Como nunca assumem seus erros e incompetências, tentaram empurrar a culpa para a oposição. Cabe a nós cobrar as devidas explicações do ministro”, disse Bueno.

Após o recebimento do requerimento, o Ministério da Fazenda tem prazo de 30 dias para responder os questionamentos.

PF suspeita que telemarketing espalhou boato

A Polícia Federal, que investiga a origem do boato, repassou à imprensa a informação de que uma empresa de telemarketing do Rio de Janeiro teria espalhado o boato sobre o fim do Bolsa Família. O caso foi revelado pelo jornal “O Globo” deste sábado.

Para o líder da MD, esse é mais um ingrediente numa trama que, ao final das contas, ajudou apenas o governo. “Quem foi que se beneficiou do boato? É óbvio que foi o PT e a presidente Dilma, que estão em escancarada campanha antecipada para reeleição. Então, esperemos que a Polícia Federal, que merece nossa confiança, apure com independência e rapidez todo esse episódio”, defendeu o deputado Rubens Bueno.