Portos: quebra de acordo obriga o Congresso a derrubar vetos de Dilma, defende líder da MD

Roendo a corda – Líder da Mobilização Democrática (MD) na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) defendeu, nesta quarta-feira (5), que o Congresso Nacional derrube os vetos da presidente Dilma Rousseff à MP dos Portos. Contrariando acordo firmado entre governo, empresários, trabalhadores e parlamentares, a presidente rejeitou treze pontos da Medida Provisória aprovada pela Câmara e pelo Senado. Entre eles, os que garantiam direitos dos trabalhadores.

“Com os vetos, a presidente Dilma mostrou que a palavra do governo não vale nada diante do Parlamento. Ele quebrou um acordo e é obrigação do Congresso derrubar os vetos”, defendeu Rubens Bueno.

Para o parlamentar, a atitude da presidente deixa ainda mais claro seu desdém pelo Legislativo. “Está na hora dos parlamentares reagirem. Isso aqui não é uma Casa para chancelar caprichos do Planalto ou de mandonistas de plantão”, reagiu o líder da MD.

Para Rubens Bueno, episódios como esse agravam a crise entre o base aliada de Dilma e a articulação política do governo. “O que presenciamos hoje é uma total desarticulação, o que vem provocando, inclusive, constrangimento para os líderes do governo na Câmara e no Senado”, reforçou o deputado.

Vetos

Entre os artigos vetados pela presidente , estão os que garantia que os portos contratassem trabalhadores apenas por meio do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) e o que determinava a qualificação profissional de trabalhadores avulsos. Também foi cortado trecho que estabelecia que a vigilância dos portos seria pela guarda portuária. Esses pontos haviam sido negociados entre o governo e os sindicatos que representam os trabalhadores.

Dilma também vetou a criação do terminal indústria, uma reivindicação dos empresários. Esse tipo de terminal seria utilizado por grandes empresas que necessitam escoar sua produção com mais rapidez.