Adepto da arapongagem, governo brasileiro silencia diante de escândalo de espionagem nos EUA

Fala que eu te escuto – O planeta se mostra revoltado com a espionagem patrocinada pelo governo dos Estados Unidos, denunciada por Edward Snowden, ex-funcionário da CIA que está foragido, mas o governo brasileiro preferiu um estranho silêncio acerca do assunto.

Que o governo norte-americano sempre se valeu desse expediente todos sabem, mas até então não se tinha qualquer prova da ação que é no mínimo uma violação de privacidade sem precedentes.

No Brasil a situação não é diferente da que ocorre na Terra do Tio Sam, respeitadas as devidas proporções e competências. Desde a chegada de Lula ao poder central, a espionagem ganhou força em território brasileiro. Por certo alguém há de afirmar que trata-se de teoria da conspiração, mas somente quem já foi alvo dessa arapongagem criminosa sabe o que é. O monitoramento oficioso não se limita ao grampo telefônico e telemático, mas conta também com o acompanhamento de críticos do governo.

Provas materiais dessa ação ilegal são quase impossíveis de se conseguir, mas basta acompanhar o desdobramento de alguns casos para se chegar à conclusão de que a operação existe e está em franco avanço.

O mais absurdo nesse cenário de crime é que alguns empresários, adeptos desse tipo de prática, acabam fornecendo ao governo dados sigilosos de pessoas que sequer imaginam que estão sob monitoramento. Como moeda de troca os tais empresários recebem favores do governo, que acaba se unindo aos criminosos.

Com a aproximação das eleições, tais operações de monitoramento crescem de forma assustadora. Por fazer um jornalismo independente, verdadeiro, crítico e didático, o ucho.info é alvo constante da bisbilhotagem oficial. Recentemente, telefones fixos, celulares e computadores do site e do editor estiveram sob intenso grampo, o que durou quase três meses. Isso explica o silêncio obsequioso dos palacianos diante do escândalo ianque.