Popularidade de Dilma despenca em nova pesquisa Ibope e tensão cresce no Palácio do Planalto

Descendo a ladeira – De acordo com pesquisa CNI/Ibope, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira (19), a aprovação do governo Dilma Rousseff caiu de 63%, em março, para 55%, em junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O índice de aprovação de 55% é representado por entrevistados que consideram o governo da neopetista Dilma “bom” ou “ótimo”, segundo o levantamento do Ibope, que ouviu 2002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios, entre os dias 8 e 11 deste mês. É bom lembrar que esse contingente de entrevistados representa 0,001% da população brasileira.

Já o índice dos que consideram o governo “regular” passou de 29% para 32%. O contingente dos que consideram o governo “ruim ou péssimo” saltou de 7% para 13%. O que mostra que a situação de Dilma Rousseff não é das mais confortáveis e que o governo está à deriva.

A situação deve piorar ainda mais, pois a pesquisa em questão foi realizada antes do início dos protestos que tomaram as ruas do País.

Renda

De acordo com a pesquisa, a piora na avaliação do governo ocorreu em todos os grupos de renda, mas com intensidade maior entre os que têm remuneração maior.

Entre os entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo, houve uma queda de 5 pontos percentuais na proporção de “ótimo” ou “bom”. Entre os que possuem renda de 2 a 5 salários mínimos e de 5 a 10 salários mínimos a queda foi de dez pontos percentuais. No grupo de entrevistados com mais de dez salários mínimos, a aprovação do governo caiu 21 pontos percentuais.

Missa encomendada

O mais interessante nesse cenário de crise política é que alguns veículos de comunicação, assíduos frequentadores do caixa do Palácio do Planalto, insistem em poupar Dilma Rousseff, afirmando que os protestos não são contra o governo ou a presidente. Como se sabe, esse tipo de comportamento é obra de profissionais da imprensa que protegem os donos do poder à sombra de um escambo espúrio e condenável.

A chiadeira popular está apenas começando e as pesquisas vindouras, se não foram manipuladas, mostrarão o grau de descontentamento da população em relação ao um governo incompetente e paralisado, mas que faz da pirotecnia oficial a maior de suas realizações.