Jovem cria lanterna que funciona a partir do calor da mão

Luz à mão – Ann Makosinski seria uma adolescente comum se não fosse sua paixão por ciências. Aluna do ensino médio de uma escola em Victoria, no Canadá, Ann criou um protótipo de lanterna que funciona com o calor da mão.

Apelidada de Hollow Flashlight (Lanterna Oca, em tradução livre), a tecnologia é simples e necessitou de poucos materiais para se tornar realidade. A inspiração para o projeto surgiu a partir do momento em que Ann descobriu que o corpo humano funciona como uma lâmpada de cem watts. Assim, ela decidiu criar uma lanterna que transformasse o calor da mão em eletricidade.

Conforme informado em seu vídeo no YouTube e também na apresentação do projeto no site do concurso, Ann calculou que o corpo humano irradia 5,7 mW/cm2, que é muito mais do que o necessário para fazer funcionar uma luz de LED. A energia precisou ser transformada através de um circuito simples e, a cada 50 mV produzidos pelo corpo, a jovem conseguiu cinco volts.

Ann desenvolveu dois protótipos, sendo um com tubo de PVC e outro com tubo de alumínio. Para aumentar a capacidade e torná-la ainda mais eficiente, a estudante utilizou tubos de alumínio e pastilhas termoelétricas de Peltier. Este formato maximiza o aproveitamento do calor do corpo para transformá-lo em energia.

O modelo de lanterna criado pela canadense é uma opção sustentável, pois descarta o uso de baterias tradicionais que duram pouco e ainda oferecem diversos riscos ao meio ambiente.

A ideia surpreendeu tanto que a americana foi uma das quinze finalistas do Google Science Fair e venceu o prêmio da feira de ciências do colégio. Agora, Ann ganhará uma bolsa de estudos no valor de US$ 50 mil. (Com informações do Gizmodo)

Veja abaixo o vídeo de apresentação da Hollow Flashlight