Emprego na indústria recua em maio e confirma a incompetência do governo na condução da economia

Caminho errado – Enquanto o governo de Dilma Vana Rousseff tenta escapar da crise política e adota medidas tão pirotécnicas quanto inócuas, a economia nacional continua cambaleando a um passo do despenhadeiro, com números que preocupam cada vez mais.

Em maio deste ano, o emprego na indústria brasileira recuou 0,5% na comparação com o mês anterior, de acordo com Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com maio de 2012, a queda foi ainda maior (-0,7%). No acumulado do ano, o recuo chega a 0,8%. Nos últimos doze meses, o emprego industrial registra queda acumulada de 1,3%.

Entre os dezoito setores industriais pesquisados, nove tiveram queda no pessoal ocupado, na comparação de maio deste ano com o mesmo período do ano passado. As principais atividades responsáveis pelas quedas foram a de calçados e couro (-6,5%), a de máquinas e equipamentos (-3,3%), outros produtos da indústria de transformação (-4,4%), a de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-3,5%) e a de vestuário (-2,5%).

Setores como alimentos e bebidas, com aumento de 2,4% no emprego, e borracha e plástico, com alta de 2,7%, evitaram uma redução maior do indicador de maio de 2012 para maio deste ano.

A pesquisa do IBGE traz dois dados preocupantes que confirmam o alerta feito pelo ucho.info em 2005, mas que os integrantes do governo do messiânico Lula preferiram ignorar. À época, o Brasil dava os primeiros passos largos na direção da desindustrialização, cenário que nos dias atuais é uma realidade incontestável.

O recuo expressivo no nível de emprego nos setores “máquinas e equipamentos”, “outros produtos da indústria de transformação” e “máquinas e aparelhos de eletroeletrônicos e de comunicações” mostra a incompetente do governo do PT na condução da economia. (Com informações da Agência Brasil)