Operação Blecaute da Polícia Civil de São Paulo fará novo apagão nas delegacias de todo o estado

Cruzando os braços – Delegados e policiais civis de todo o estado de São Paulo paralisarão as atividades, mais uma vez, na próxima quinta-feira (8), desta vez por quatro horas, das 10h00 às 14h00. O ato, denominado como “Operação Blecaute: O Apagão Continua”, é um protesto da categoria contra as péssimas condições de trabalho impostas pelo governo paulista.

A ADPESP (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), entidade que representa mais de 4 mil delegados, segue à frente da mobilização. O protesto anterior, realizado em 29 de julho, contou com 80% de adesão das Delegacias de Polícia do Estado de São Paulo. Apesar da adesão significativa dos policiais civis – retrato claro de uma insatisfação generalizada – e do consequente prejuízo momentaneamente causado à sociedade já castigada pela falência da Segurança Pública, para a ADPESP a convocação de um novo blecaute temporário é uma medida drástica, mas necessária para impedir que um apagão definitivo ocorra na Segurança Pública, efeito de décadas de administração equivocada e de descaso com a Polícia Judiciária.

Durante a paralisação todas as Delegacias do Estado permanecerão de portas abertas, mas com as atividades paralisadas. O principal objetivo da ação será conscientizar a sociedade sobre péssimas condições de trabalho que inviabilizam a prestação de serviços de qualidade, as investigações produtivas com prisões de autores de pequenos delitos, estimulando-os a praticar os grandes e assim alimentar a impunidade e a progressão criminosa.

A mobilização visa também protestar contra a desvalorização da categoria, que perde um Delegado de Polícia a cada dez dias por conta dos baixos salários pagos pelo Estado mais rico da Federação e que ocupa a vexatória 26ª posição no ranking salarial entre os 27 entes federados.

Após a paralisação, a categoria se concentrará, às 14h00, na Galeria do Conjunto Cinerama (Av. Ipiranga, 919 – sede da ADPESP) e percorrerá ruas e avenidas até a Secretaria de Segurança Pública, onde ocorrerá um Ato de Protesto.