BC trava luta hercúlea contra o dólar, mas ministro comemora a valorização da moeda ianque

Batendo pino – Não bastasse ser recheado de incompetentes, o governo petista de Dilma Vana Rousseff tem também o grupo dos inconsequentes. É o caso do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento), que nos tempos da ditadura foi companheiro de armas da presidente.

Em um esforço para mostrar que consegue ser incompetente e inconsequente ao mesmo tempo, Pimentel comemorou a alta da moeda norte-americana, enquanto o Banco Central torrava, na terça-feira (20), US$ 6 bilhões para conseguir cortar míseros dois centavos na cotação do dólar.

“Quando o dólar estava barato reclamavam que a indústria estava mal. Agora que o dólar subiu vão continuar reclamando? Eu acho que está ótimo e estamos chegando ao ponto que precisa”, disse o ministro.

Qualquer economista estreante sabe que a valorização do dólar, que resulta da falta de credibilidade da economia nacional serve para alimentar a inflação, que há muito vem derrotando os palacianos.

Tomado pela utopia do pensamento que emoldura sete entre dez petistas, Pimentel não consegue compreender que muitos setores da indústria brasileira dependem de insumos importados, fator que compromete a competitividade dos produtos verde-louros no mercado internacional. Ademais, comemorar a elevação do dólar é algo tão capitalista, que um suposto comunista deveria se envergonhar de tal ato.

A declaração, estapafúrdia para um ministro de Estado, mostra que Fernando Pimentel jamais teve competência para ser um consultor em assuntos econômicos, atuação profissional que ele próprio alegou para justificar o recebimento de honorários canhestros, em Minas Gerais, mas que por questões óbvias o Palácio do Planalto entendeu como sendo normais.