Ministério Público abre investigação para apurar condições de trabalho de médicos cubanos

Mínimos detalhes – O Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal abriu nesta terça-feira (27) investigação para apurar as condições de trabalho oferecidas aos médicos cubanos que participarão do programa “Mais Médicos”. Eles atuarão em locais cujas vagas não foram preenchidas por médicos brasileiros que se inscreveram no programa do governo federal.

De acordo com o MP, o objetivo do inquérito é checar se as normas internas e internacionais de proteção aos direitos humanos estão sendo cumpridas. Para embasar a investigação, o MPF pediu aos ministérios da Saúde e da Educação e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informações sobre o programa. O prazo para o envio é quinze dias, após a notificação.

De acordo com o Ministério da Saúde, 4 mil médicos cubanos devem chegar ao País. Na primeira etapa do acordo, que começou na segunda-feira (26), 400 profissionais desembarcaram no Brasil e mais 2 mil são aguardados no dia 4 de outubro. Os profissionais não vão precisar fazer o exame para revalidar o diploma de medicina.

O governo federal vai pagar uma bolsa de R$ 10 mil aos profissionais cubanos. O valor será repassado ao governo de Cuba, com a intermediação da Opas para posterior pagamento aos médicos. (Com ABr)