Especialista em segurança da informação afirma que governo valoriza denúncia de espionagem

Aí tem – Quando afirmamos que a denúncia sobre eventual espionagem, por parte do governo dos Estados Unidos, da presidente Dilma Rousseff e de seus assessores deveria ser analisada com a devida cautela, o fizemos com base em análise política do atual momento pelo qual passa o Partido dos Trabalhadores e os petistas palacianos. Há um cenário complexo nos bastidores que poderia levar à criação de um factóide para ser explorado à exaustão, sempre à reboque do enfadonho discurso do “golpe das elites”.

Para dirimir dúvidas, na manhã desta quarta-feira (4) o ucho.info conversou com um especialista em segurança da informação, com experiência de pelo menos trinta anos. O nosso interlocutor, que pediu anonimato para não sofrer represálias, disse que se a espionagem de fato ocorreu, isso só se deu porque o governo do PT age com irresponsabilidade, pois há no mercado softwares capazes de impedir qualquer tipo de acesso de intrusos a computadores, inclusive e-mails.

Diretor de uma multinacional que se dedica exclusivamente ao setor de tecnologia da informação, o especialista disse que por uma quantia financeira muito pequena, se considerados os gastos bilionários do governo brasileiro, é possível blindar todas as informações oficiais, o mesmo valendo também para o setor de telefonia fixa e móvel. Não bastassem as circunstâncias do atual momento político, a forma como o governo de Dilma Rousseff reagiu foi no mínimo estranha.

No rastro desse imbróglio, que foi agigantado pelos interesses escusos do Palácio do Planalto, surgiu a ideia de acelerar o projeto de construção de um satélite brasileiro geoestacionário, orçado em aproximadamente US$ 600 milhões e que deve começar dentro de algumas semanas. Isso acontece a pouco mais de um ano das eleições de 2014, que como sempre exigem muitos recursos financeiros. Como na política inexistem coincidências e o acaso é obra da necessidade, o melhor é ficar atento ao desdobramento desse caso, que tem todos os ingredientes para ser uma novela mexicana comunista.